Em agosto, a OSN UFF leva ao público mais um concerto da Série Alvorada. Desta vez, com o maestro Tobias Volkmann à frente da Orquestra e com o clarinetista Cesar Bonan, interpretando o Concerto nº 2, para Clarinete e Orquestra Sinfônica, de Oscar Navarro.
Tobias Volkmann já foi o principal regente convidado da Sinfônica Nacional e o solista é músico da casa e líder do naipe de clarinetas.
O programa conta ainda com as peças de Franz Liszt, Les Préludes, Francisco Braga, Episódio Sinfônico e Rimsky-Korsakov, Capricho Espanhol, Op. 34.

TOBIAS VOLKMANN

Tobias Volkmann desenvolve carreira de destaque no cenário musical brasileiro e já esteve como convidado à frente de mais de 30 orquestras na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Foi Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também Principal Regente Convidado da Orquestra Sinfônica Nacional UFF. Vencedor dos principais prêmios concedidos no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012 na Finlândia e no Festival Musical Olympus de São Petersburgo em 2013, Volkmann vem atraindo atenção para interpretações consistentes tanto no repertório sinfônico quanto no teatro de ópera e balé. Com versatilidade e sofisticação, Volkmann mostra-se à vontade em uma variedade de estilos, que se estende da interpretação historicamente informada da música do século XVIII às mais desafiadoras obras da música contemporânea, incluindo naturalmente o grande repertório romântico e a música brasileira em suas diversas vertentes. Em 2015 estreou na sala Gewandhaus de Leipzig como convidado da temporada oficial do Coro e Orquestra Sinfônica da Rádio MDR. Em poucos anos foi convidado a dirigir em concerto um grande número de orquestras europeias e sul-americanas, destacando-se entre elas a Orquestra Sinfônica Estatal de São Petersburgo, Orquestra Sinfônica Estatal do Museu Hermitage, Filarmônica de Pilsen, Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfônica do Chile, Orquestra Sinfônica do SODRE, Orquestra Sinfônica Nacional do Peru, Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais e Petrobras Sinfônica. Destaques na temporada 2022 serão as estreias com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmônica de Montevidéu e Filarmônica de Goiás. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro dedicou-se especialmente à ópera, às grandes obras corais-sinfónicas e ao balé, recebendo reconhecimento de público e crítica. Com a Orquestra Sinfônica Nacional trabalhou principalmente a música dos séculos XX e XXI, em um enfoque particular na música brasileira. Sob sua direção musical a OSN gravou três CDs de música brasileira contemporânea. Como parte indispensável de sua atuação artística, dedica parte de seu tempo à Ação Social Pela Música do Brasil. Dirige regularmente concertos da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e acompanha seus jovens músicos em seu desenvolvimento, orientando e incentivando os talentos deste belo projeto social em seus

 

CESAR BONAN

Mestre em música pela UFRJ, iniciou seus estudos de clarineta em 2000 com o professor Uldemberg Fernandes, na Banda Sinfônica Campesina Friburguense, na cidade de Nova Friburgo. Em 2007, ingressou na Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, onde teve aulas de clarineta com o professor José Botelho e, em 2009, iniciou o Bacharelado em Clarineta na Escola de Música da UFRJ, na classe do professor Cristiano Alves. Esteve em festivais e cursos no Brasil e no exterior, dentre eles o II Encontro Internacional de Clarinetas de Tucumán, Argentina (2012), o Festival Brasil-Alemanha (2012) em Karlsruhe, Alemanha e os Festivais Internacionais de Clarinetistas do Rio de Janeiro (2013-2019). Participou de masterclasses com importantes clarinetistas como, Eduard Brunner, Fernando Silveira, José Carlos de Castro, Juan Ferrer, Mariano Rey, Maurício Murcia, Michael Collins, Nuno Pinto, Ovanir Buosi, Paulo Sérgio Santos, Romain Guyot, Sérgio Burgani, Yuan Gao, entre outros. Como músico convidado, tem participado de concertos com as orquestras Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Sinfônica do Espírito Santo. Entre 2014 e 2016, integrou o naipe de clarinetas da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e, atualmente, é clarinetista do Quinteto Lorenzo Fernandez e da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.

Repertório:

FRANZ LISZT (19811-1886)
Les Préludes S. 97

FRANCISCO BRAGA (1868 – 1945)
Episódio Sinfônico

OSCAR NAVARRO (1981)
Concerto nº 2 para Clarineta e Orquestra Sinfônica
Solista: Cesar Bonan

NIKOLAI RIMSKY-KORSAKOV (1844 – 1908)
Capricho Espanhol, Op. 34

Regente: Tobias Volkmann


14 de agosto de 2022
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói – RJ
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)
Canais de venda: Bilheteria do Centro de Artes, somente em dinheiro

Skip to content