Para seu primeiro concerto da série OSN Popular em 2023, a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF convidou a cantora Mona Vilardo para apresentar seu projeto “Rainhas do Rádio em Concerto”, que homenageia as grandes cantoras do passado e que foram aclamadas, décadas atrás, como verdadeiras rainhas, ícones consagrados da MPB. Nas duas apresentações, que acontecerão no Teatro da UFF, dias 19 e 20 de abril sempre às 19h, a OSN UFF será regida pelas mãos da maestra Priscila Bomfim, também convidada para esse espetáculo.
Idealizado e coordenado por Mona Vilardo, o projeto “Rainhas do Rádio” homenageia as cantoras Linda Batista, Dircinha Batista, Marlene, Dalva de Oliveira, Mary Gonçalves, Emilinha Borba, Angela Maria, Vera Lúcia, Doris Monteiro e Julie Joy: todas Rainhas do Rádio, que fizeram história na música brasileira, numa época em que ser cantora de rádio era visto como uma profissão menor e, porque não dizer, vergonhosa por grande parte da sociedade!
Relembrando grandes momentos da história do rádio e músicas emblemáticas, o projeto resgata um passado importante da cultura brasileira, trazendo para o foco principal mulheres que estiveram à frente do seu tempo e que protagonizaram conquistas que repercutem até os dias atuais.
No repertório estão: Risque, Vingança, Lata d’água, Qui nem Jiló, Ave Maria no morro, Lencinho branco, Gente humilde, Aquarela do Brasil, Canta Brasil, Se queres saber, Dez anos, Tango pra Teresa, Taí e Cantoras do Rádio.
Mona Vilardo é cantora, atriz e escritora. Nascida no Rio de Janeiro, começou seus estudos musicais aos oito anos de idade, quando entrou para o curso técnico em piano da Escola de Música da UFRJ e iniciou seu aperfeiçoamento vocal cantando no Coral Infantil do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde ficou até os 15 anos, excursionando pela Europa e Estados Unidos. Depois, fez bacharelado em Canto Lírico pela UNIRIO, formando-se em 2007. Desde então, vem atuando como atriz e cantora em diversos espetáculos teatrais, novelas e shows próprios em que homenageia as eternas cantoras do rádio.
Como cantora e atriz, apresentou-se nos musicais Theatro Musical Brasileiro I, com supervisão de Bibi Ferreira, Emilinha e Marlene, com direção de Antonio De Bonis, Agnaldo Rayol – A alma do Brasil, com direção de Roberto Bomtempo, e Ary Barroso – Do princípio ao fim, com direção de Diogo Vilela. Desde 2012, vem se apresentando na opereta “Pinóquio”, de Tim Rescala, em diversos teatros dos CCBBs. Em 2017, deu início ao seu projeto pessoal “Elas por Ela – As Rainhas do Rádio por Vilardo”, celebrando o centenário de nascimento de Dalva de Oliveira, a primeira a ser homenageada, seguida por diversas dessas rainhas. Em 2019 lançou o livro infantojuvenil “Dalva, minha vó e eu”, fazendo oito shows na FLIP, em Parati. O livro ganhou um prêmio da Prefeitura do Rio em 2020, sendo gravado para formato virtual através do Edital Retomada Cultural. Em 2020, cantou na comemoração dos 90 anos do Cristo Redentor, à convite da SECEC, apresentando o show “Elas por Ela – As Rainhas do Rádio por Mona Vilardo”.
Priscila Bomfim – regente – Foi a primeira mulher e diretora musical a reger óperas na temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, regendo também concertos com a Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Atualmente é regente da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca “Chiquinha Gonzaga”. Foi uma das seis maestras escolhidas internacionalmente para participar da Residência para Mulheres Regentes, que aconteceu em 2018, no Texas. Atualmente é pianista e maestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
19 e 20 de abril de 2023
Quarta e Quinta | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 30 (inteira) – R$ 15 (meia)
Canais de venda: Bilheteria do Centro de Artes, somente em dinheiro