O OSN em Foco é uma série de LIVES com duração aproximada de 40 min, cujo conteúdo abordado é a biografia e os trabalhos de formação ampliada dos músicos integrantes da OSN UFF com o objetivo de difundir os trabalhos de pesquisa dos músicos integrantes da OSN evidenciando o elo acadêmico institucional entre a Sinfônica Nacional e a Universidade Federal Fluminense. Neste ano, a comemoração dos 60 anos da orquestra se juntará ao conteúdo.

Waleska Beltrami, trompista da Sinfônica Nacional, convida Raul d’Oliveira, nosso contrabaixista, para uma conversa sobre sua carreira e suas pesquisas e projetos.

Sobre o convidado

RAUL D’OLIVEIRA – CONTRABAIXO

Natural do Rio de Janeiro é Mestre em Musicologia pela UNIRIO, com a dissertação A Orquestra Sinfônica Nacional e sua História: Catálogo comentado das gravações realizadas pela Rádio MEC entre 1961 e 1963. É também Bacharel em Contrabaixo pela mesma instituição, na classe do professor Antonio Arzolla.
Desde 2005 é contrabaixista da Orquestra Sinfônica Nacional – UFF, quando obteve o primeiro lugar geral do concurso. Foi líder do naipe de contrabaixos da OSB Jovem e contrabaixo-solista da Orquestra de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música. Integrou por 3 anos a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Como convidado, atuou nas Orquestras Sinfônicas Brasileira, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e na Orquestra Petrobrás Sinfônica.
Participou de Master-Classes com renomados professores como Jeff Bradetich, Eugene Levinson, Massimo Giorgi, Hans Roelofsen, David Murray e Alexandra Scott. Além de ter se especializado com Sandrino Santoro. É professor de contrabaixo, já tendo atuado na UNIRIO (curso de extensão) e na Escola de Música Villa-Lobos.
Na música popular tem uma longa trajetória como baixista elétrico e acústico em inúmeros musicais, tais como O Homem de La Mancha, Cazuza, Alô Dolly, Gaiola das Loucas, Os Produtores entre muitos outros.
Foi fundador do Quarteto Alevare com o qual gravou os CDs Piazzolla por mãos Brasileiras e Piazzolla segundo Alevare – indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2012. Em 2009 participou ativamente da criação do modelo de autogestão artística desenvolvido até hoje pela OSN-UFF. Foi o presidente da 1ª Comissão Artística da Sinfônica Nacional, inaugurando uma nova fase na orquestra, voltada para o resgate da missão original da OSN, ou seja, a difusão da música brasileira de concerto.
Desde 2015 é líder do naipe de contrabaixos da OSN-UFF. Atualmente é produtor, roteirista e apresentador do podcast oficial da Sinfônica Nacional – OSN 60 anos, a nossa orquestra!


15 de setembro de 2021
Quarta | 18h
Transmissão via Youtube do Centro de Artes UFF e da Sinfônica Nacional

Skip to content